quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nachtmystium - Addicts Black Meddle Part II

Os Nachtmystium juntam o psicadélico e o experimentalismo ao seu black metal, saindo do processo com um conjunto de temas que nunca perde o sentido de melodia, morbidez ou agressividade, muita gente ate já os considera os ‘Pink Floyd do Black Metal’.

Este é daqueles albums que em determinados dias poderá soar fantástico enquanto que noutros um aborrecimento enorme devido ás diferentes composições em praticamente todas as musicas, por isso para se poder ouvir isto com bons ouvidos é preciso estar mentalmente preparado para receber seja o que for por mais estranho que seja.

Para os mais atentos, a banda, tal como tinha feito no trabalho anterior, faz no titulo do cd mais uma referencia ao famoso cd dos Pink Floyd, ‘Meddle’, e também em jeito de homenagem a intro “Cry For Help” é apenas um daqueles momentos melancólicos que podemos encontrar em todos os cds dos Pink Floyd. Esta é a segunda parte da viagem psicadélica dos Nachtmystium que mais um vez contam com a ajuda do multifacetado musico, produtor e engenheiro de som Sanford Parker, baixista dos Minsk e que nos últimos anos tem estado associado a diferentes projectos de Sludge e Doom.

Neste registo, a nível instrumental, é preciso referir os diversos pormenores e arranjos que algumas musicas contêm, isto ta feito para agradar tanto a gregos como a troianos, mantendo as vozes á ‘Black Metal’ as irritantes mas viciantes "Ruined Life Continuum" e a "Nighfall" fazem-nos lembrar algumas bandas desta nova vaga de Rock Alternativo (que toda a gente conhece como Indie Rock), para alguém com conhecimentos dentro Rock Alternativo irá notar facilmente que a "Ruined Life Continuum" leva-nos ao mundo dos The Killers e a "Nighfall" faz lembrar uns Franz Ferdinand, e em outras musicas podemos ate sentir um bocado de Joy Division no ar.

De todas as musicas destaco uma que é a minha preferida e que é a que está apresentada no vídeo do artigo, a “No Funeral”, creio que uma musica, supostamente dita, de Black Metal nunca tenha ficado tão estranha como esta, mantendo as vocais rasgadas característica do estilo, a parte instrumental remonta-nos ao mundo do de uns Killing Joke em inicio de carreira com o seu Post-Punk aqui a ser fundido com Black Metal resultando numa combinação perfeita, para frequentadores de bares góticos ou bares onde simplesmente passem Metal preparem-se porque esta musica de um dia para outro pode começar a ser ouvida por ai.

“Addicts” com os seus riffs e solos de guitarra limpos e com a voz do Senhor Blake 'Azentrius' Judd a ser menos cuspida e mais cantada torna-a na musica mais ‘soft’ do álbum e a “The End is Eternal” mostra o fantástico trabalho que Sanford Parker consegue fazer com os sintetizadores. “Blood Trance Fusion” é uma musica a meio tempo que a meio da sua viagem nos mostra uma pequena copia/referencia do ‘Crust-Punk’ que tem sido feito nos últimos anos pelos Darkthrone. A última musica, “Every Last Drop", é uma mistura do rock psicadélico dos Pink Floyd com o ‘Doom Drone’ de uns Sunn 0))), mesmo para fechar em grande.

Resumidamente, está aqui um dos cds do ano de metal extremo e para mim é mesmo um dos melhores do ano a nível geral, já não ouvia algo assim tao ‘diferente’ há já muito tempo, é criativo e inovador, todas as musicas são únicas com a sua própria composição por isso não há mais a pedir. 9/10

Quem quiser ouvir: http://www.mediafire.com/?3qkygjzm5j3

Sem comentários:

Enviar um comentário