sexta-feira, 9 de julho de 2010

Optimus Alive 08/07/2010

Pois bem, assim que houve o cancelamento de Heaven And Hell enfiei logo na cabeça que não iria por os pés no Alive deste ano, ir dar 50 euros so para Faith No More era um bocado… pois bem, ontem era cerca das 14:30, uma amiga minha virasse e diz ‘tenho aqui na last fm um gajo a vender dois bilhetes para o dia de hoje a 30 euros’, eu após reflectir um bocado e ter ido ver o tempo la disse a ela para combinar com o tal gajo, se tivesse como Segunda ou Terça o mais certo era ficar em casa. La fomos ter com o gajo, compramos os bilhetes, fomos pitar qualquer coisa e depois fomos po recinto, chegamos la e já passava das 18:00, já pensávamos que iríamos ficar ca pa trás, entramos, fomos ver os preços das tshirt’s, fomos beber uma cola e ao irmos pa perto do palco vimos na grade mais afastada do palco um espaço para duas pessoas mesmo no meio, fomos na boa para la, sem pressas e puff, ficamos la o resto da tarde/noite.

Concertos: Biffy Clyro, nem aqueceu nem arrefeceu, eles ainda conseguiram sacar os primeiros ‘saltos-empurrões’ do publico mas não foi o suficiente para aquecer o pessoal para o que vinha ai, os nossos Portugueses Moonspell que desta vez trouxeram (finalmente) Anneke van Giersbergen que já tinha gravado com a banda algumas musicas. Este foi o meu 4º concerto deles e mesmo tendo a convidada que teve acabou por ser fraquinho, houve falhas no som dos micros, a energia da banda em palco esteve muito fraca e quanto á setlist, mesmo so tendo menos de uma hora creio que a falta da ‘Everything Invaded’ é um erro enorme, é a par da Alma Matter - já agora, a homenagem a Ronnie James Dio alem de bonita era também previsível - as melhores musicas que a banda tem no seu reportório que ao vivo conseguem sempre melhores reacções do publico, publico esse que não reagiu assim muito ás musicas dos Moonspell porque claramente eles eram a banda mais mal posta neste dia.

Alice In Chains, não me importo em dizer que nunca ouvi a fundo o que este banda já fez, sim pode ser um grande erro meu mas prontes, eu posso não conhecer a maioria das letras das musicas mas sei a grande maioria das batidas e sempre deu para acompanhar com uns quantos headbangs. Quanto aos Kasabian, destes conheço zero, ainda tentei ouvir com atenção para ver se poderia gostar mas esqueçam, aborrecimento completo, ate me deu o sono.

Alice In Chains:

Rain When I Die
Them Bones
Dam That River
Again
It Ain't Like That
Check My Brain
Your Decision
No Excuses
Lesson Learned
Acid Bubble
We Die Young
Man in the Box
Would?
Rooster

Faith No More, ui, que bomba, o Senhor Mike Patton arrebentou aquilo tudo, de todos os concertos que já vi na vida nunca tinha visto um vocalista com mais energia em palco do que o Bruce Dickinson, mas o Mike.. este sempre de um lado po outro, a rebolar-se no chão, o homem tanto ia de graves para agudos ou de voz limpa a berros de arranhar a garganta em menos de um segundo, ele alem louco de louco também tem a sua quota parte de cómico, tantas as vezes ao longo do concerto em que usou a palavra caralho, fosse para o publico cantar ‘porra, caralho, porra, caralho, porra, caralho..’, ou então á musica dedicada ao maior caralho em Portugal, que segundo o Mike, é também um palhaço de primeira e que toda gente no recinto ontem concordou.

Faith No More:

Midnight Cowboy (John Barry cover)
From Out of Nowhere
Be Aggressive
The Real Thing
Evidence
As The Worm Turns
Last Cup of Sorrow
Cuckoo for Caca
Easy (The Commodores cover)
Midlife Crisis
The Gentle Art of Making Enemies
Ashes to Ashes P
Ben (Jackson 5 cover)
King for a Day
Epic
Just a Man

Encore:
Chariots of Fire (Vangelis cover)
Stripsearch
Surprise! You're Dead!

Encore 2:
Caralho Voador

Neste video eu quando vai ter com o publico ele ficou frente a frente comigo mais a minha amiga:



Uma coisa que quero mesmo referenciar foi a grande atitude do publico, sim, podem ter havido momentos em algumas bandas em que o publico não cantou ou acompahou com palmas algumas musicas mas o mais importante foi que pela primeira vez nos últimos 4/5 anos deu para se estar num concerto sossegado, mesmo tendo havido um bocado de ‘saltos-empurroes’ esses quase nem chatearam ninguem, os constantes esmagamentos que se tem visto nos últimos anos em festivais e concertos ontem não houveram, cada pessoa esteve no seu lugar a cantar, saltar, bater palmas, etc, todos puderam ter um grande dia, e eu que tive mesmo nas grades não senti nada, a única vez em que houve empurrão foi quando o Mike veio ter com o publico e pôs-se quase á minha frente, assim que o homem chega ali foi a loucura, tudo a querer tocar no homem, eu ainda lhe toquei nos dedos mas houve quem conseguisse ate lhe tirar os sapatos quando ele decidiu lançar-se ás feras, ou como o Mike disse depois ‘que bestias’.

1 comentário:

  1. Deves ter prazer em fazer inveja a pobres como eu xD... Não fui ao alive como sabes, mas vi os Alice In Chains pela tv (grande Sic Radical) digo-te que já andava a uns bons tempos com vontade de os ver ao vivo e nunca tive oportunidade. Pensei que seria este ano que finalmente pudesse ver uma das bandas que mais gosto ao vivo e a cores, enganei-me. Bom, pelo menos o Jerry (ou o DuVall nao me lembro bem) disse que em breve eles voltarão, posso ficar com esperança. Kasabian, assim como tu não me puxa NADA. Agora os GRANDES Faith No More puxam e muito. Ai sim, foi quando comecei a ficar verdadeiramente com "inveja" do pessoal que foi ao alive. Malditos exames que nos estragam a vida, os exames e a companhia, mas pronto isso é outro assunto. Parti-me a rir em algumas ocasioes do concerto, quando o Mike dedicou a musica ao CR. Obrigado ai pela Review, não comentei na blitz, comento aqui ;)

    ResponderEliminar