sábado, 3 de julho de 2010

Ozzy Osbourne - Scream


Digo desde já que antes de ouvir este cd não estava á espera deste grande conjunto de musicas porque nos últimos anos a carreira deste Senhor do Heavy Metal esteve um bocado em baixo.

A primeira coisa que notamos é a falta de Zakk Wylde na guitarra, para quem conhece a carreira de Zakk nos Black Label Society e tenha ouvido os últimos trabalhos de Ozzy Osbourne, é mais que notório as parecenças de uma banda para a outra, o estilo do Zakk Wylde, a maneira como ele cospe da guitarra os fabulosos riffs que cria é exactamente igual, é por isso que o Ozzy decidiu ‘libertar’ o Zakk Wylde, porque os últimos trabalhos da sua carreira a solo estavam a ficar mais como cds de covers dos Black Label Society.

Para este trabalho, que sucede ao Black Rain que já data de 2007, Ozzy decide ir buscar nada mais e nada menos do que Gus G, que so para terem uma ideia, alem de ter a sua banda, os Firewind que praticam um bom Power Metal, ele também já trabalhou com os Nightrage, Arch Enemy e Dream Evil contribuindo com alguns solos de guitarra em alguns dos cds de cada banda. Na primeira audição da primeira musica do cd é bastante claro que este é um dos registos mais pesados da carreira de Ozzy a solo e também o melhor dos últimos anos desde o magistral ‘No More Tears’. O tradicional Heavy Metal mistura-se aqui com um Hard Rock musculado que irá agradar a muitos fãs que tenham gostado de um dos grandes cds do ano passado, ‘The Devil You Know’ dos Heaven And Hell, banda do falecido Ronnie James Dio.

‘Let it Die’ inicia logo com um mini solo de Gus G mesmo a dizer ‘o Zakk já foi, agora sou eu quem manda aqui’, nesta música a voz inconfundível do Ozzy so se nota nos refrões, para completar, a musica tem um dos muitos solos que Gus G inseriu neste primeiro trabalho com Ozzy. ‘Let Me Hear You Scream’ é daquelas músicas que encontramos em todos os cds de Heavy Metal dos anos 80 onde os refroes conseguem por toda a gente num concerto a cantar em coro, "Let me hear you scream like you want it! (Want it!) / Let me hear you yell like you mean it! (Mean it!) / If you're gonna go down: Go loud! / Go strong! / Go proud! / Go on! / Go hard or go home!" irá ser certamente responsavel por alguns recintos partidos.

‘Soul Sucker’ faz-nos pensar, ‘entao, mas o Zakk foi embora ou não?’, é que os riffs aqui presentes são a característica principal do ex. guitarrista do Ozzy. ‘Life Won’t Wait’ mostra-nos a versatilidade de Ozzy, se nas primeiras músicas vemos um Ozzy frontal e a usar todas as energias que ainda possuiu aos 61 anos de idade, nesta musica ele dá-nos o seu lado mais melódico. ‘Diggin' Me Down’, ‘Crucify’ e ‘Fearless’ passam de rompante mostrando que Ozzy ainda está ai para as curvas e que ele não é aquele homem desengonçado que se tem visto nos últimos anos na tv.

‘Time’, é a par da ‘Let Me Hear You Scream’ a melhor musica deste registo, aqui vemos Ozzy Osbourne no seu melhor como já não se via há mais de 10 anos a quando da altura em que gravou o mítico ‘No More Tears’, aliás, este pode ser considerada a ‘No More Tears’ deste trabalho, tal a energia que ela transmite tal como a musica de 1991 que dá o nome ao cd em que ficou gravada.

‘I Want It More’ é a musica mais Hard Rock daqui, mesmo perfeita para uns quantos headbangs. ‘Latimer's Mercy’ segundo o próprio Ozzy é uma musica sobre a vida de Robert Latimer, que é um agricultor que em 1993 matou a sua própria filha, Tracy, que na altura tinha 12 anos e que sempre viveu em agonia porque durante o parto ele esteve privada de oxigénio durante vários minutos e isso levou a que ele ficasse incapacitada, tanto mentalmente como fisicamente, e devido a operações a que foi sujeita ao longo dos anos ela tinha varias costuras no corpo e que tinham que ir sendo controladas com medicamentos, medicamentos esses que a família não tinha como comprar, um dia o pai dela já não conseguia aguentar ver mais a filha a sofrer e decidiu leva-la para a carrinha, ligou uma mangueira ao escape e pôs a outra ponta dentro da cabina e deixou-a sufocar ate á morte, segundo o pai, ele fez aquilo por amor á filha e disse que os poucos medicamentos que ela tomava eram apenas uma forma de tortura. A musica é basicamente o Ozzy a contar como se fosse se ele tivesse no lugar do agricultor, “I won’t say I’m sorry / I can’t bring you back but I can’t leave you helpless / I’ll make the pain rest in peace / I’ll turn off the light and / Swallow your last breath / so close your eyes, fall asleep / Trust me, I’d never hurt you”.

O cd encerra com ‘I Love You All’, que são uns poucos segundos de agradecimento do Ozzy para os seus fãs.

Para concluir, está aqui um dos melhores de Heavy Metal do ano tal como foi o ‘The Devil You Know’ o ano passado, mas ate agora no que toca a Heavy Metal o cd do Blaze Bayley tem dominado este estilo, agora so falta é agora esperar pelo que os gigantes britânicos, os Iron Maiden, nos tem para oferecer.

2 comentários:

  1. Olá passei por aqui e vi o seu blog . Achei muito interessante ... Ozzy Osbourne é um espetaculo . Músicas dos anos 80's é que sao fishees ;)
    Adeus .

    ResponderEliminar
  2. É com todo o respeito que falo pra você, mas me desculpe. Você se equivocou ou foi infeliz ao falar que "Zakk já era" e que o Ozzy o "libertou"!
    O Zakk Wylde tem um estilo único, que muitos guitarristas hoje e desde “No Rest for the Wicked”! Uma coisa importante saber é que Zakk abria o show do Ozzy com o BLACK LABEL SOCIETY e depois tocava com o Ozzy. Outra coisa é a doença rara que ele descobriu. Essa são palavras do "Cavaleiro das Trevas": Ozzy Osbourne — Não. Quando Zakk chegou estávamos começando a compor o novo trabalho, mas ele ainda estava bebendo muito. Até aí, tudo bem. Mas quando você está sóbrio e tem alguém ao seu lado balbuciando coisas sem sentido em seu ouvido, não é legal. Zakk é um grande guitarrista e eu o amo. Adoro o modo como ele toca. Mas, no fim das contas, chegamos a um ponto que tínhamos que encontrar outro guitarrista. Não porque apenas desisti de trabalhar com Zakk, mas para mim era árduo estar ao lado de uma pessoa que bebia com tanta intensidade. Ouvi dizer que ele não tem bebido mais. Não sei se isso é verdade ou não.

    ResponderEliminar