terça-feira, 10 de agosto de 2010

Black Sun Aeon - Routa

Fundados em 2008, os Black Sun Aeon são uma banda de Death/Doom Metal, após o primeiro cd de originais lançado o ano passado e que foi muito aclamado pelos fãs de Doom Metal Melódico, eis que o sucessor de “The Darkness Walks Beside Me” nos chega, “Routa” mistura tudo o que há de bom dentro do Doom Metal em termos de melodia, aliás, já é um habito de tudo o que é bandas Finlandesas criarem na perfeição musicas cheias de melodia, Amorphis, Nightwish, Moonsorrow, Ensiferum (que este ano tem também álbum novo, e que album), Swallow the Sun, entre muitas outras.

Este novo trabalho dos Black Sun Aeon é um registo duplo com duração máxima de 80 minutos, ambos contem 7 musicas, o primeiro cd, Talviaamu (Manhã de Inverno) foca-se mais numa sonoridade Doom/Death melódico, enquanto que o segundo, Talviyö (Noite de Inverno) tem elementos mais dentro da onda do Black Metal, a faixa-título por exemplo, Routa apresenta alguns riffs de Black Metal, e acaba por ser a única musica do primeiro cd deste registo duplo a mostrar-nos isso deixando o segundo cd com essa sonoridade. A vocalista Janica Lonn da banda de Metal Gótico Lunar Path empresta a sua voz fornecendo a maioria das vozes ouvidas na faixa ‘Dead Sun Aeon’ que é uma das melhores musicas deste registo com o seu Doom Metal Melódico perfeito.



‘Frozen’ com o seu refrão poderoso a mostrar a grande voz limpa do guitarrista/vocalista Mikko Heikkilä, ‘Sorrowsong’ sendo o melhor exemplo de puro Doom retirado deste registo e ‘River’ que tem um riff melódico delicioso são para mim as melhores musicas deste trabalho.

Globalmente, este é um álbum agradável de se ouvir, não é aquele Doom bastante lento e que se arrasta por 10 ou mais minutos em cada musica, muitos fãs de musica Melódica ficarão agradados com o que está aqui apresentado, no primeiro disco é mais para ouvintes que gostam de musica melódica com refrões ‘catchy’, o segundo já é mais virado para os aficionados de Doom bem escurecido. Este não é o melhor registo do género por ai de certeza, mas mesmo assim consegue captar fãs de diferentes estilos, ate mesmo de fora do Metal graças ás suas composições e isso torna-o num bom trabalho muito bem conseguido. 8.2/10

Download para os interessados: http://www.mediafire.com/?3kjtzwgkbmq

Sem comentários:

Enviar um comentário