segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Crippled Black Phoenix, os novos Pink Floyd

O último registo dos Crippled Black Phoenix lançado no último ano foi uma das muitas pérolas que ficou de parte de muitas listas de melhores do ano, Rock Progressivo com claras influências dos mestres Pink Floyd.

Estar a comparar Crippled Black Phoenix com Pink Floyd é uma comparação absurda logicamente, mas ao olharmos para o trabalho que estes Britanicos têm feito desde 2004 é impossível não se notar as muitas semelhanças de sonoridade entre bandas, então neste último registo, “I, Vigilante” as parecenças são mais que muitas.

Assim que a musica “Troublemaker” começa e logo que entra a voz os mais entendedores vão logo pensar ‘isto são músicas que os Pink FLoyd guardaram durante anos e decidiram lançar agora mas com outro nome’, mas não, os Crippled Black Phoenix são das poucas bandas actuais que conseguem trazer de volta o que melhor se fazia de Rock Progressivo nos anos 70. “Fantastic Justice” é de um certo modo uma interdule ao separar as duas musicas mais épicas deste trabalho.

We Forgotten Who We Are” e a “Bastogne Blues” são as músicas-chave deste trabalho, alem de serem as duas com maior duração ao ultrapassarem os 10 minutos são as que melhor demonstram do que esta banda é capaz ao misturar Rock Progressivo com Post-Rock inovador, épico é mesmo a palavra que melhor descreve cada musica.

Como encerramento uma (enormíssima) cover de uma musica dos Journey da fase inicial da carreira em que faziam Rock Progressivo, só ao quarto 4º cd com a saída de Robert Fleischman e com a entrada de Steve Perry é que a banda chegou aos top’s te todo o mundo ao ir numa onda de Hard Rock e ao criar clássicos como "Any Way You Want It" e a "Don't Stop Believin'". "Of A Lifetime" foi a música escolhida para o pequeno tributo, retirada do primeiro cd da banda Californiana a música sofre pequenas mudanças, o som de guitarra torna-se mais limpo e a voz é cantada por uma senhora cujo nome é Charlotte Nicholls e que neste ultimo trabalho também toca violoncelo.

Para os interessados deixo aqui o link para o download:
http://www.mediafire.com/?7t8oiatssgrc9rh

2 comentários:

  1. Não conhecia, obrigado pela sugestão! Vou pesquisar mais e ouvir porque é de um estilo que me agrada.

    Já que falaste em bandas actuais de rock progressivo na mesma linha do que se fazia nos anos 70, sugiro-te uma banda: Araknamés. Não sei se conheces mas aconselho-te a ouvir o último álbum. Chama-se "In Case Of Loss" e saiu em 2010 mas também não apareceu em muitas listas de melhores álbuns do ano, pelo menos que eu tenha visto.
    A banda tem mais álbuns mas esse é o melhor e mais maduro. Foi o primeiro álbum que conheci deles. Tem músicas excelentes, gostei muito.
    No youtube não há muita coisa deles, mas no mediafire encontras de certeza.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Só tenho uma pergunta a fazer: quem és tu para nomear esta pequena banda como os grandes sucessores dos Pink Floyd?

    Se comparar os CBP aos Pink Floyd é absurdo porque é que o fazes?

    Cumprimentos, Tiago

    ResponderEliminar