quinta-feira, 14 de abril de 2011

Avantasia - The Flying Opera

Após o ano passado em que os Avantasia lançaram o “The Wicked Symphony” e o “Angel of Babylon”, que juntamente com o registo de 2008, “The Scarecrow”, compõem a The Wicked Trilogy, eis que os Avantasia trazem-nos aqui o primeiro registo ao vivo deste projecto que foi criado pelo Tobias Sammet, líder da banda Germânica de Power Metal, os Edguy. Este dvd foi gravado na tour de 2008 de promoção ao trabalho “The Scarecrow” e conta com as participações de Bob Catley (Magnum), Andre Matos (Angra), Jørn Lande (Jorn, Masterplan) e Kai Hansen (Gamma Ray, ex. Helloween). As gravações foram feitas no festival Alemão Wacken Open Air e no Masters of Rock que é realizado na Republica Checa.

Tendo ate á altura da gravação deste dvd só 3 albums, “The Metal Opera”, “The Metal Opera Part II” e “The Scarecrow”, eles fizeram o que se faz sempre, começaram o concerto com algumas musicas do registo mais recente e depois puseram mais algumas pelo meio da setlist intercaladas com musicas da dupla “The Metal Opera”. Uma “Twisted Mind” tocada na perfeição e com um Tobias Sammet desde cedo a puxar pelo público, deram as hostes para o que viria a ser um grande concerto. Na que é para mim a melhor musica dos Avantasia, a faixa-titulo do álbum de 2008, a “The Scarecrow”, tal como no estúdio, o Tobias conseguiu trazer para a estrada Jørn Lande para dar novamente o seu contributo e a performance é simplesmente fantástica, grande momento.



Após um momento que deve ter deixado muitos dos presentes no Wacken que desconhecem Avantasia de boca aberta nada melhor do que deixar Jørn Lande em palco e ir buscar mais uma bomba do trabalho de 2008, “Another Angel Down”, uma musica de puro Power Metal, um estilo que todos os elementos em cima do palco estão mais que familiarizados. Chega a hora de ir visitar os primeiros trabalhos, neste momento André Matos já está em palco para mostrar o que vale e para isso a escolha foi direccionada á introdução do “The Metal Opera Part I”, a faixa “Prelude” seguida pela “Reach Out For The Light”, com André Matos ainda em palco a banda ficou-se pelos “The Metal Opera” com a “Inside” e a “No Return”.

“The Story Ain‘t Over”, chega a altura de ir buscar aos bastidores o vocalista dos Magnum , o senhor Bob Catley com a sua grande voz de Hard Rock. Com o single “Lost In Space” e a “I Don‘t Believe In Your Love” faz-se o regresso ao album “The Scarecrow”. O melhor da interpretação da musica “Avantasia” é mesmo puder se ver a cara de estupefacção do Tobias ao ver um Wacken inteiro a bater palmas a acompanhar o solo de guitarra e nesse momento vê-se que ele se apercebe o que já conseguiu alcançar com os Avantasia.



Para o encore foi deixado uma “The Toy Master” com a participação de Kai Hansen e do guitarrista Henjo Richter (Gamma Ray). “Farewell” deu mais protagonismo á vocalista Amanda Somerville, que teve o resto do concerto a fazer back vocals e aqui tem o seu tempo a solo. Após a apresentação da banda ao publico eis que chega o momento de encerrar este grande concerto e nada melhor que ir buscar uma musica a cada “The Metal Opera”, “Sign Of the Cross” com Bob Catley, Andre Matos, Jørn Lande e Kai Hansen em palco seguida de um medley da “The Seven Angels” dá por terminado um marco histórico para a ainda curta carreira deste projecto que tem ainda muito por mostrar ao mundo.



01. Twisted Mind
02. The Scarecrow
03. Another Angel Down
04. Prelude/ Reach Out For The Light
05. Inside
06. No Return
07. The Story Ain‘t Over
08. Shelter From The Rain
09. Lost In Space
10. I Don‘t Believe In Your Love
11. Avantasia
12. Serpents In Paradise
13. Promised Land
14. The Toy Master
15. Farewell
16. Sign Of the Cross / The Seven Angels (Medley)

O 2º Dvd é composto por um documentário com o líder do projecto, o Senhor Tobias Sammet a contar-nos o percurso do projecto ate aos dias de hoje, as entradas e saídas, os muitos músicos que deram sua contribuição, os dias passados na estrada, a concepção do “The Scarecrow”, a escolha da “Lost In Space” para o primeiro single e as criticas que ele próprio recebeu devido á sonoridade dessa mesma. Também mostram diversas imagens dos países por onde a banda passou durante a tour, Tobias conta como se sentiu ao ir encabeçar um dos dias do festival Wacken e ter á sua frente dezenas de milhar de pessoas, algo que ele com os Edguy nunca tinha visto e sentido, e muitos outros temas são aqui abordados, este documentário embora simples ta muito bem feito, tem tudo o que um fã pede. Para completar o espaço do 2º dvd nada como por uns quantos videoclips, “Lost In Space”, “Carry Me Over” e a “Dying For An Angel” foram as músicas escolhidas, e para completar ainda foi disponibilizado o Making of do vídeo da “Dying For An Angel”.

Tobias Sammet com apenas 33 anos, alem de mostrar que é um excelente musico, líder e compositor, ele já conseguiu muito mais que muitos músicos que já pisaram este mundo, as vendas dos cds dos Avantasia tem estados boas, os únicos concertos que o projecto já fez tiveram casa cheia, mas sendo isto um projecto é normal contar com varias participações e é isso que é importante destacar, a enorme quantidade e também a qualidade dos músicos que Tobias já conseguiu trazer este projecto para darem a sua contribuição seja nos albums seja ao vivo, ora vejamos, no que toca a vocalistas: Michael Kiske (ex. Helloween), David DeFeis (Virgin Steele), Sharon den Adel (Within Temptation), Andre Matos (ex. Angra), Kai Hansen (Gamma Ray, Helloween) que é um dos maiores idolos de infância de Tobias, Timo Tolkki (Stratovarius), Bob Catley (Magnum), Jørn Lande (Masterplan, Jorn), Roy Khan (Kamelot), Alice Cooper, Russell Allen (Symphony X), Jon Oliva (Savatage, Jon Oliva's Pain), Klaus Meine (Scorpions) e Tim "Ripper" Owens (ex. Judas Priest, ex. Iced Earth), é uma lista de respeito.

No que toca a músicos nos mais variados instrumentos é mais uma mão cheia: Henjo Richter (Gamma Ray), Markus Grosskopf (Helloween), Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire, Angra), Jens Ludwig (Edguy), Timo Tolkki (Stratovarius), Sascha Paeth (Kamelot), Michael "Miro" Rodenberg (Kamelot), Rudolph Schenker (Scorpions), Jens Johansson (Stratovarius), Bruce Kulick (ex. Kiss), Felix Bohnke (Edguy) e Eric Singer (Kiss, Black Sabbath, Alice Cooper).

Sem comentários:

Enviar um comentário