quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amon Amarth + Septic Flesh no Incrivel Almadense 01/11/11

Pela segunda noite consecutiva o Incrivel Almandense pintou-se de negro, desta para receber os vikings Amon Amarth com o seu Death Metal tanto melódico como musculado e os Septic Flesh com o seu Death Metal que tem vindo a receber mais melodia principalmente no último registo da banda que grandes momentos sinfónicos.

Tal como é habitual num concerto de Metal o ambiente á porta do recinto é sempre de muita camaradagem e um ponto de encontro para ver amigos que normalmente só se vem nos concertos devido a morarem longe. Os maiores adereços visto foram sem duvida tshirts de Amon Amarth, não fossem eles a banda da noite, e claro, muitas tshirts das varias edições já realizadas do festival Vagos Open Air onde os Amon Amarth já la passaram na primeira edição realizada em 2009.

Antes do inicio dos concertos e á medida que se ia entrando no Incrivel Almadense, o Vagos Open Air foi tema de conversa já que durante a noite de ontem confirmou para a sua edição de 2012 dois nomes de peso, Enslaved, banda que nos últimos anos tem vindo a destacar-se como força prominente da cena Black Metal e não só graças às várias experimentações que podem ser ouvidas no excelente Axioma Ethica Odini lançado o ano passado. E os Overkill, a mítica banda de Thrash Metal que já leva uma carreira com mais de 30 anos e que o ano passado também lançou um grande registo intitulado de Ironbound.

A atuação dos Septic Flesh ficou marcada pela fraca qualidade de som, as partes melódicas das guitarras e as vozes limpas que se destacam nas músicas do último álbum mal se ouviam. Tendo a banda pouco tempo disponível eles não alargaram muito o tempo de antena da sua discografia e ficaram-se só pelos dois últimos albums, o Communion de 2008 e o The Great Mass lançado este ano.

Tirando os problemas de som a prestação da banda foi boa dentro dos possíveis, sempre a puxar pelo público e esse claro respondeu como melhor sabe, com diversos moshes. Musicas recentes como a “The Vampire from Nazareth” e “A Great Mass of Death” foram intercaladas com a faixa-titulo e a “We the Gods” do último álbum. Spiros "Seth" Antoniou foi sempre figura de destaque com os seus ‘are you ready motherfuckers?’. No final ficou reservada “Persepolis”, que a pedido da banda teve direito a uma wall of death.

The Vampire from Nazareth
Communion
A Great Mass of Death
We the Gods
Pyramid God
Five-Pointed Star
Anubis
Persepolis

Sala a abarrotar pelas costuras, cervejas em punho, bandeiras a esvoaçar, toda a gente está pronta, hora de Amon Amarth, “War of the Gods”, primeira faixa do álbum Surtur Rising lançado este ano, seguida da “Runes to My Memory”, mostram desde cedo a banda a querer dar espetáculo graças á sua grande boa disposição e o publico, como é normal nestes acontecimentos, responde com mosh a cada batida e riff. Quando se pensava que os movimentos entre o publico já tinham sido algo puxados eis que a banda toca a destrutiva “Destroyer of the Universe” e é aqui que vai tudo á loucura ao vermos os efeitos do mosh chegarem ate às partes laterais da plateia onde normalmente nunca há confusão e muita gente vai para essa zona mesmo para não levar com ninguém em cima.

Durante todo concerto a figura imponente que é Johan Hegg foi sempre o centro das atenções e os seus conhecimentos geográficos deixavam sempre muita gente a rir. Outro ponto a focar é a sua capacidade vocal, ele consegue ter o seu destaque na cena Death Metal porque ele é dos poucos cujas palavras se percebem tanto em estúdio como ao vivo. “Varyags of Miklagaard” com o seu ritmo a soar a hino de guerra pós não só a banda mas tanto o publico a fazerem headbang sincronizado. “Slaves of Fear” e “A Beast Am I” do album mais recente abriram portas para “Ride For Vengeance”, a primeira faixa do primeiro álbum da banda, o Once Sent from the Golden Hall de 1998.

A apoteótica “Free Will Sacrifice” foi seguida da “Death in Fire”, sendo o derradeiro hino da banda foi normal o ambiente vivido na sala, mosh a rebentar por todo o lado, já nem existiam pit’s, cabelos a esvoaçar, suor a escorrer de tanto mosh, o calor aumentou, viu-se o que esta música é para os fãs da banda. Para o encore ficou duas músicas do Twilight Of The Thunder God, a faixa-titulo para uns últimos headbangs e “Guardians of Asgaard” cujo refrão foi entoado a pulmões cheios pelo público.

Mais um grande concerto destes senhores que já ca tinham vindo em 2007 quando abriram para Dimmu Borgir em 2007 e também em 2009 na 1º edição do Vagos open Air, mas agora com um concerto em nome próprio mostraram o seu grande valor e qualidade e também o porquê de estarem no top do universo pesado.

War of the Gods
Runes to My Memory
Destroyer of the Universe
Live Without Regrets
The Pursuit of Vikings
For Victory or Death
Varyags of Miklagaard
Slaves of Fear
A Beast Am I
Ride For Vengeance
Embrace of the Endless Ocean
Free Will Sacrifice
Asator
Death in Fire
Twilight of the Thunder God
Guardians of Asgaard

Sem comentários:

Enviar um comentário