terça-feira, 1 de novembro de 2011

Moonspell - Concerto Wolfheart - Incrivel Halloween 2011

Devem ser dezenas, centenas, senão mesmo milhares as razões de muita gente considerar os Moonspell o expoente máximo do Metal nacional, a partir da noite de ontem consigo referir duas dessas razoes.

O Wolfheart, o álbum celebrado nesta noite de Halloween, alem de ser o representante máximo do metal nacional em terras estrangeiras como na Alemanha, onde a banda tem uma legião de fãs quase ao mesmo nível da nacional, é também considerado pelo industria musical portuguesa um dos melhores albums já feitos por artistas portugueses e tem lugar de destaque ao lado de albums de Rui Veloso, Amália, Carlos Paredes e Ornatos Violeta.

A outra é que eles são uma banda que qualquer pessoa que ouça Metal já os viu ao vivo pelo menos uma vez, mas mesmo assim conseguiram esgotar uma sala estando a comunidade metaleira prestes a entrar num dos meses com mais concertos de sempre no nosso pais, vou só referir os mais importantes, Amon Amarth+Septic Flesh, Opeth+Pain Of Salvation, Amorphis+Leprous, Ulver, Turisas+Gwydion e Machine Head+Bring Me The Horizon+Devil Driver+Darkest Hour.

O início do espetáculo ficou marcado por uma projeção em tela de imagens promocionais e fotos de concertos de diferentes pontos da carreira da banda e também de diferentes imagens alusivas ao álbum da noite, fotos de lobos foram intercaladas com as diferentes capas a que o álbum já teve direito.

Após uns longos 45 minutos de espera eis que chega a hora de imortalizar o registo Wolfheart ao ser tocado na sua íntegra. Do início ao fim o pessoal não arredou pé e em todas as músicas ouviram-se palmas a acompanhar as batidas, coro, grande parte dos presentes cantaram as músicas, melhor ambiente era impossível. Uma frenética “Wolfshade (A Werewolf Masquerade)” foi sinonimo de headbang e “Love Crimes” trouxe os primeiros coros da noite. “...Of Dreams and Drama (Midnight Ride)”, “Lua d'Inverno” seguida do hino “Trebaruna”, foi tudo interpretado na perfeição. Antes do clássico “Vampira” foi tocada a “Ataegina”, a entrada desta música no set pode ter sido estranha por não figurar no alinhamento original do álbum porque foi inserida como faixa bónus numa das edições mais recentes, mas foi sem dúvida um grande bónus para este noite de festa, com a seu veia de folk pôs muitos presentes a dançar.

Para dar como encerrada a primeira parte do espetáculo só falta duas músicas, a mítica “An Erotic Alchemy” seguida “Alma Mater” a que o Fernando Ribeiro deixou o público cantar grande parte da letra. Ver um Incrível Almadense esgotado com os três pisos pintados de pretos a cantarem a “Alma Mater” é daqueles momentos únicos na vida de alguém que gosta de Moonspell.

Para a segunda parte do concerto a banda só visitou dois registos, um foi a compilação de 2007 dos seus demos de início da carreira, o Under Satanæ, ao qual foram buscar “Tenebrarium”, “Opus Diabolicum”, “Goat On Fire”. Não sendo músicas bastantes conhecidas do universo de fãs da banda, a reação a estas músicas não foi muita, mas mesmo assim notou-se que havia varias pessoas a quem estas musicas pertenceram á sua adolescência nos anos 90. Durante a interpretação destas músicas estiveram em palco três dançarinas a fazer dança do ventre

Para o fim a banda ficou-se pelo seu segundo álbum, o Irreligious ao qual retiraram as suas melhores faixas. “Opium” tal como tinha sido a “Alma Mater” foi entoada pela maioria dos presentes. “Raven Claws” foi precedida sem descanso pela mística “Mephisto” e a habitual “Fullmoon Madness” deu por encerrada mais uma grande noite de um evento que já é habitual da banda quando chega a noite de Halloween. Uma última coisa a registar é podermos esperar por um novo álbum dos Moonspell já na Primavera de 2012.

Wolfshade (A Werewolf Masquerade)
Love Crimes
...Of Dreams and Drama (Midnight Ride)
Lua d'Inverno
Trebaruna
Ataegina
Vampiria
An Erotic Alchemy
Alma Mater
Tenebrarium
Opus Diabolicum
Goat On Fire
Opium
Awake!
Raven Claws/Mephisto
Fullmoon Madness

Sem comentários:

Enviar um comentário