domingo, 18 de dezembro de 2011

20º aniversário dos SIMBIOSE e GROG - Reportagem

Inicialmente este evento foi criado para celebrar os 20 anos de carreira da banda de Crust, os Simbiose, mas para juntar á festa foram chamados outra banda que este ano também celebra os seus 20 anos de carreira, falo dos Grog, donos e senhores do brutal death/grind em terras lusas.

Para esta celebração, os Simbiose quiseram fazer algo mais que um simples concerto, o convívio para amigos e fãs foi algo que a banda destacou desde o início ao pedir aos mesmos para enviarem por mail vídeos, fotos, cartazes e entrevistas que marcaram a carreira da banda de Lisboa que usou a Casa de Lafões como o local para se decorrer este evento. Para melhorar o local em termos sonoros a banda alugou um PA com melhores condições do que o PA disponível pela Casa de Lafões.

As portas abriram às 16 horas mas os concertos só começaram às 18 horas, para preencher o tempo as pessoas puderam ver uma exposição de fotos tiradas pela Carina Martins aos Simbiose ao vivo e em fotos promo. Enquanto se ouvia música dos mais variados estilos as pessoas tiveram direito a ver um extenso vídeo com as compilações de imagens e vídeos que a banda pediu aos fãs, fotos na carrinha da tour, fotos de bilhetes antigos onde se podia ver o preço que na altura era só 350 paus, valor esse que agora equivale a 1.75 euros. Flyers e posters de concertos onde os Simbiose atuaram ao lado dos Filii Nigrantium Infernalium, Grog, Ratos De Porão, Rambo, entre outras bandas. E por entre capas de demos antigas e fotos de concertos dos primórdios da banda, conseguiu-se juntar muita informação que agradou aos fãs da banda, esses que como se pode ver são de diferentes gerações.

Após uma grande actuaçao no Putrefacted Xmas Fest organizado pela Nemesis Radio, e de ontem terem estado no XII Butchery At Christmas Feast que se realizou no Pavilhão Oriental São Martinho na Covilhã com bandas como Haemorrhage, Gruesome Stuff Relish e Psychofagist, eis que os Grog fecham o ano também de celebração.

Como já vem sendo habito, boa disposição foi algo que esteve sempre presente e as músicas escolhidas foram as mesmas tocadas na noite anterior mas com alguns cortes pelo meio fazendo com que a atuação dos Grog durasse apenas 30 minutos.

“Sicko”, “Stream Of Psychopathic Devourment”, “Sphincterized (Materialized In Shit)” e “Ravenous Loathing” tem sido nos ultimos tempos sempre os ‘openers’ dos concertos dos Grog e claro os representantes do album lançado este ano, Scooping the Cranial Insides. Apos um momento de agradecimento aos Simbiose pelo convite feito e de prometerem ao público que iam compensar o pessoal de uma maneira fofa devido ao pouco tempo que iriam ali estar eis que rebentam com “Cult Of Blood”.

Pelo menos um medley de um dos albums da banda é algo que os fãs já estão habituados e ate agradecem, assim tem mais tempo para libertarem o stress, vindas de 1996, as musicas “Spontaneous Gore”, “Cannibal Feast” e “Monstrous Anatomic Deformation” do álbum Macabre Requiems puseram o público em sentido.

‘Hora do grindcore pois é, grindcore rima com natal’, palavras sábias do vocalista Pedro Pedra "Aion" ao anunciar um final explosivo e divertido ao som de “Ass Sapiens”, “Blood In My Face” e “Fake World”, uma cover dos Simbiose, ao qual a banda brincou a dizer que era sua. Foi um concerto curto? sim. Foi mais um grande concerto? claro que sim.

Sicko
Stream Of Psychopathic Devourment
Sphincterized (Materialized In Shit)
Ravenous Loathing
Cult Of Blood

Medley do album Macabre Requiems
(Spontaneous Gore + Cannibal Feast  + Monstrous Anatomic Deformation)

Sado-Masoquist Butchery
Ass Sapiens
Fellowship of the Shaved Balls
Cannibalistic Devourment
Blood In My Face
Fake World (Simbiose Cover)

Hora da banda organizadora do evento, os Simbiose, por entre eps, splits e albums e anos em que só fizeram tours ou algumas datas com bandas como Extreme Noise Terror, Driller Killer e Ratos de Porão, os Simbiose tem sido uma das bandas com mais trabalho nos últimos anos. Antes de começarem a tocar houve tempo para se cantar os parabéns á medida que um bolo ia sendo levado para o palco para a banda apagar as velas.

Com duração de apenas uma hora a banda conseguiu escolher um lote de mais de 20 musicas para tocar neste evento especial. “Pointless Tests” e “The Lone Death” do album Evolution? deu inicio a um concerto que da parte do publico começou tímido mas com o passar da noite e ao som das musicas “Fake Dimension”, “Autoestima”, “Sem Moral”, “Obey” e “Gene” retiradas do ultimo álbum da banda Fake Dimension, que já data de 2009, o publico la perdeu a timidez e começou a fazer mosh e diversos stage dives, Pedro Pedra, vocalista dos Grog, foi uma das figuras que se aventurou saltar do pequeno palco da Casa de Lafões, que este ano celebra um seculo de existência.

“Fake World” e a “O Seu Lugar” foram interpretadas com Mosgo, antigo elemento da banda, em palco. “Zoo Não Logico” e “Excrementos De Ódio” do primeiro álbum da banda, Naked Mental Violence, e “Can´t Understand” do último, foram pratos bem servidos de uma refeição que já estava mais que quente e mesmo assim pedia por mais. Até Quando?, primeira demo da banda lançada em 1993 foi representada pelas musicas “Portugal Em Chamas” e “Em Nome Da Ordem e Da Lei”. “Ideia Deliroide”, “Morrer” e uma música que vai estar presente no próximo álbum da banda que está prometido já para 2012, fecharam em grande este dia de festa. Bom natal e até pro ano.

Poitless Tests
The Alone Death
Fake Dimension
A Solução
Terrorismo De Estado
Autoestima
Sem Moral
Obey
Betrayal
Gene
Fake World 
O Seu Lugar
Zoo Não Logico
Mundo Em Guerra
Can´t Understand
Novas Doenças
Portugal Em Chamas
Em Nome Da Ordem e Da Lei
Excrementos De Ódio
Que Interessa?
Ideia Deliroide
Morrer

Sem comentários:

Enviar um comentário