quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alcest - Les Voyages De L'Ame


Haverá melhor maneira de começar um ano do que com um novo registo da parte de Neige e os seus Alcest? toda a beleza e melodia que são impregnadas nas musicas da banda Francesa deixam logo qualquer pessoa apaixonada.

Com o EP Le Secret de 2005 a banda recebeu muitas atenções pela mistura que estavam a criar, mas só com a estreia em albums através de Souvenirs D'un Autre Monde (2007) a banda atingiu um culto imenso e conseguiu abalar o mundo do Black Metal ao ver a sua crueza ser misturada com Shoegaze dando-lhe uma alma mais simples e uns ideias longe do que o estilo que se originou na Noruega sempre impôs nas suas musicas. 

Em 2010 veio Écailles de Lune, um álbum que para este ouvinte/escritor não supera o seu antecessor, mas pode ser ouvida a mesma qualidade a que Neige sempre habituou os seus fãs. Para este ano, que para muita gente significa o fim da humanidade, eis que recebemos Les Voyages De L'Âme, que em português significa as ‘Viagens da Alma’. Este novo trabalho é essencialmente uma mistura perfeita dos dois primeiros albums e é a comprovação de que de França só vem mesmo coisas belas.

A abertura ficou a cargo do single lançado ainda em 2011, “Autre Temps”, uma música com Neige num registo completamente limpo deixou muita gente impaciente para que 2012 viesse rápido não fossem os Alcest das poucas bandas e também os reis deste género musical. Com 8:50 minutos de duração, “Là Où Naissent Les Couleurs Nouvelles” é a maior musica que aqui encontramos e podemos ouvir partes em que Neige nos leva para os campos do Black Metal, algo que ate chega a passar despercebido.

Na faixa-titulo e na “Summer's Glory”, é onde podemos ouvir Alcest no seu estado mais puro ao ouvirmos os principais elementos que compõe a sua música, Shoe-Gaze e Post-Rock, simplesmente divinal. “Beings of Light” ficaria bem só como faixa instrumental mas Neige achou por bem meter como fundo umas vozes de fundo, só a darem breves passagens, nada de palavras e o resultado é assombroso. Com “Faiseurs de Mondes” voltamos onde ficámos na “Là Où Naissent Les Couleurs Nouvelles” ao ouvirmos novamente Neige a cantar Black Metal, mas graças á mistura de vários tipos de voz a crueza do Black Metal nem se nota. 

Mais uma vez, Neige, líder inconfundível deste movimento, lança um registo para ficar para a história, e mesmo tendo o ano ainda agora começado, este album irá certamente figurar em muitos tops de fim de ano. 9.2

Sem comentários:

Enviar um comentário